Encenação Realiza Gravação da Peça "Dias contestados"

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009



O grupo Encenação de Teatro realizou gravação da peça processo "Dias Contestados", no último dia 19 de dezembro no Centro Cultural Lupércio Luppi, na Zona Norte de Londrina. Veja neste post, fotos da gravação

“Dias Contestados é uma Peça-Processo que narra fragmentos da Guerra do Contestado (1912-1916 entre Paraná e Santa Catarina), através do ponto de vista de personagens anônimas e outras baseadas em figuras reais como o Monge José Maria, os líderes Adeodato e Elias.
A maioria das cenas enfoca o cotidiano dos caboclos antes e durante a organização do movimento sertanejo, que fora, sem dúvida, uma das mais importantes insurreições populares do Brasil, e que paradoxalmente é desapercebida pela maioria da população. Contudo, não se trata de uma peça histórica, mas de uma oportunidade de pensar nosso presente, (a Fragmentação e a precarização do trabalho, o desmantelamento dos laços comunitários na chamada aldeia Global, a fé do sertanejo que transcende os cultos religiosos) de maneira “distanciada”.


O Espetáculo é parte de processo de pesquisa para a criação de uma dramaturgia própria sobre assuntos brasileiros, na qual, também se insere a Peça-processo “Café quente em Noite Fria, ou a Lenda do Ouro Verde” do Grupo Caos e Acaso de Teatro.




Read more...

"Dias Contestados" no Luppercio Luppi

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

foto: Mariana Matias

Grupo Encenação de Teatro realiza gravação da Peça Dias contestados no Centro Cultural Luppercio Luppi, na Zona Norte da cidade.



O Grupo Encenação de Teatro, ligado a Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina, realiza apresentação da peça "Dias Contestados" no Centro Cultural Luppercio Luppi, na Zona Norte da cidade (av Saul Elkind 790) neste sábado, (dia 19) as 15:00hs, com Entrada Franca. A apresentação servirá para gravação do Espetáculo em DVD.

"Dias Contestados" é o novo processo de trabalho do Grupo, baseado na Peça "Dias da Comuna" de Bertoldt Brecht e na guerra do Contestado, um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina. A maioria das cenas enfoca o cotidiano dos caboclos antes e durante a organização do movimento sertanejo que fora, sem dúvida, uma das mais importantes insurreições populares do Brasil.

A peça estreiou na VI Mostra nacional de Teatro do Oprimido de Londrina e esta será sua segunda apresentação.


Ficha Técnica:

Dramaturgia e direção: Roberto Sales

Cenografia, figurinos, concepção de espaço cênico e iluminação: O grupo

Elenco: Ana Carolina Silva
Débora Oliveira
Michelli Daros
Mariana M. Cardoso
Roberto Sales

Musicos: Glauco Garcia

Tiago Patrocinio de Oliveira

Produção/Realização: Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido

Read more...

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP