Ensaio Sobre o papel

segunda-feira, 24 de novembro de 2008



O Grupo EncenAção apresentrá o espetáculo "O Ensaio sobre o papel" dia 28 de novembro, sexta-feira às 14hrs , nao CCB na Universidade Estadual de Lobdrina no Congresso de Economia Solidária .




Um pouco mais sobre o Espetáculo

Discutir as relações sociais e econômicas que caracterizam o mercado de trabalho no sistema capitalista é o objetivo principal desta montagem, que busca as interações possíveis do teatro com a educação, cogitando uma função social para a arte, que não seja apenas a de mercadoria de entretenimento, mas de instrumento de formação humanística e crítica.

Com esse propósito, os artistas-Sociais, do Grupo “EmCenação” um dos mais recentes núcleos de criação da Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina têm se dedicado ao estudo da “peça didática” brechtiana, tentando buscar um diálogo desta com o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal onde espectadores e atores participam ativa e conjuntamente na construção de um conhecimento histórico-cultural dos temas abordados pelo texto. A montagem incorpora a dinâmica do Teatro-Fórum, onde, no fim do espetáculo, os espectadores podem refazer as ações da peça, propondo novas soluções para os conflitos da trama, que são, no caso de “O Ensaio sobre o papel”, como em toda a obra de Brecht, as contradições do capitalismo expostas no embate entre capital e trabalho.



Read more...

Relato de uma apresentAÇÃO!

terça-feira, 4 de novembro de 2008


Bom, acredito que o que nosso grupo passou nos últimos dias não poderia passar em branco aqui no nosso Blog. Então vamos lá!

Tudo começou quando no ensaio de sábado o Gil chega com a notícia, desesperadora para nós, de que haveria uma apresentação na Segunda-feira seguinte, 03/11, (ou seja, dois dias após o sábado). Nós ficamos muito preocupados, pois voltamos a ensaiar a peça: O Ensaio sobre o Papel, mas a mesma ainda nao estava madura a ponto de ser apresentada... Tentamos refutar a notícia, cancelar, sei lá... Fazer qualquer coisa. Mas felizmente o Gil foi firme e manteve a apresentação, até porque seria impossível cancelá-la. O pior ainda era que estávamos sem ninguém para nos auxiliar no ensaio, seria EncenAção por EncenAção... E pra quem não conhecesse nosso grupo, como diz o Gil: temos uma característica histórica de sermos bem "enrrolados"!

Ok! Nos conformamos parcialmente com a idéia e partimos para o ensaio... Ah! Primeiro ainda tivemos que preparar o cenário e figurino, que até o momento não estava decidido. Confesso que foi desesperador na hora, mas agora vejo como foi importante termos passado por esse susto!
Bom, fomos finalmente ensaiar, tentamos passar a peça até onde já tínhamos ela pronta e dar a finalizada que cabia pro Fórum... Da primeira vez não rolou, esquecemos fala, quase um desastre... Da segunda foi melhorando e juntos fomos construindo o fim da peça... Depois de mais umas vezes conseguimos fechá-la e até ficarmos satisfeitos com o resultado.

Beleza! Combinamos de chegar mais cedo na Segunda pra passar pela última vez. Foi o que aconteceu... O ônibus ficou de nos pegar as 10:30, mas o tempo passava e nada... Nós que já estávamos meio desanimados começamos e ficar preocupados... Depois de algumas ligações o ônibus enfim chega! Mas não acaba por aí: o motorista não sabia o endereço do Colégio e muito menos agente, que sabia se muito o nome.! O que nos salvou foi o "ator" Luca, que conhecia um colégio com esse nome e foi nos guiando. Ligamos pro Gil e ele confirmou o endereço! Ufa! Chegamos na escola...

A princípio fiquei um pouco apreensiva, afinal de contas umonte de alunos do Ensino Médio juntos até que causa um frio na barriga... Mas fomos em frente, a Débora começou a coringagem, correu tudo bem... Como ela mesmo disse: "Eles já estavam BEM aquecidos!"

Fiquei muito feliz com o decorrer da apresentação, eles estavam assistindo ativamente, prestando atenção, acredito que entenderam nosso recado! A peça teve um andamento muito bacana, ela fluiu de forma dinâmica. Fiquei bastante feliz com o resultado, todos nós ficamos!

Houve apenas uma intervenção, devido ao tempo, já tínhamos ultrapassado o horário, mas acredito que a intervenção foi válida e levou os alunos a discutirem e refletirem sobre o assunto. Claro que ainda temos muito o que melhorar, mas acredito que estamos no caminho certo.

Eu queria parabenizar o nosso grupo, porque fomos até o fim e mesmo ficando meio assustados no começo, demos conta do recado!

Depois do que passamos pude perceber que esse é nosso papel. Não estamos lá ensaiando uma peça pra nosso prazer ou vaidade, mas sim estamos estudando essas relações de opressão para intervirmos efetivamente nelas. Portanto devemos nos agarrar nas oportunidades de levar nosso teatro para as outras pessoas. Acredito que esse é nosso papel...!

Coloquei a foto da Carol (do nosso grupo) porque achei que diz muito, sei lá me remete à força de vontade! ... E não achei nenhuma foto atual do nosso grupo!

Bom, acho que é isso! Até a próxima galera!

Mariana

Read more...

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP