Relatoria: Novo processo de trabalho

domingo, 5 de julho de 2009

Ferramentas penhoradas são devolvidas aos operários durante o cerco à Comuna




Membros presentes: Débora Oliveira, Gil e Ana Carolina

Relator: Gil

*esteve presente Anderson Zotesso do Grupo GATO de SP



No primeiro encontro deste novo processo de trabalho, foram expostas algumas reflexões sobre o Texto "135 anos da comuna de Paris" . Algumas observações são de grande relavancia para o desenvolvimento do processo cênico teatral que se desenvolverá:



1) A fase inicial que o capitalismo se encontrava na França, o que possibilitava, por um lado, maior clareza aos conflitos de classe e que por outro, possibilitava convivência de formas sociais oriundas ainda do Feudalismo.



2) A importancia da "classe média", para o desenvolvimento da revolução.



3) Discutiu-se sobre a formação da burguesia nacional brasileira, em relação a Burguesia francesa. São formações completamente diferentes:

*A sociedade brasileira se constrói e sofre seus processos de aburguesamento em torno do "enigma da alteridade", onde a dimensão do "outro" é interimamente anulada; a burguesia brasileira não define os campos da autonomia. Pelo fato da periferia do capitalismonão ter formados seus mercados internos, pelo fato do trabalho livre ter siddo um fato recente, não se formou por aqui o lugar da autonomia do sujeito e do estabelecimentoda identidades sociais, como no caso da Europa.

* As instituições brasileiras, já nasceram com um "carater fragmentado", "pos-modernas", nunca funcionaram direito (Anderson Zotesso)

*no brasil existe uma "ética de fundo emotivo". existe uma dificuldade social de se estabelecer uma relação com o outro de forma distanciada. em contrapartida, tendemos buscar nas relações sociais uma intimidade permanente, segundo os padrões do "favor": o vendedor precisa fazer do cliente um amigo, o patrão paga um salário de miseria mas é padrinho do filho do empregado. os direitos individuais sãoi anulados pela proximiudade confusa. Contudo, existe uma violência tamnaha nesta realção que acaba anulando completamente o outro.

* Existe um paradoxo social incrível no Brasil: é formado pela racionalidade liberal, mas esta racionalidade não se define nas praticas juridicas, social e patronal. no brasil o discurso da razão moderna aparece para legitmar práticas arcaicas que servem à dinamica do capitalismo e das práticas capitalistas atuais. O discurso Liberal, que era ideólogico na Europa, (que prometia universalidade mas não cumpria) no Brasil vira farsa e é posto à serviço da dominação do outro.

*a elite brasileira se aburguesou de modo "torto". Ao mesmo tempo que praticou um capitalismo de modo avançado, não levou adiante a revolução democratica e a industrialização, nem projeto de nação e de povo, como aconteceu na frança, que são temas históricos na formação da burguesia revolucionária na luta contra a aristocracia.

* esta histórica indefinição burguesa pode ser um grande tema a ser explorado no espetáculo, (aproximação com a realidade brasileira)



4)precisamos procurar aspectos da vida social que sirvam a uma compreenão da realidade e da experiência local, em conexâo com o realidade mundial (tradução a experiencia da comuna e o brasil de hoje - formação histórica do Brasil??)



5) precisamos descobrir, em algum nível, novas formas de representar o irrepresentável: uma sociedade com particularidades locais em conexões profundas com os processos mundiais do capitalismo, em que a desumanização e a mercantilização se expande a todos


0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP