Comentário de Geo Brito do CTO - Rio Sobre a Postagem de Mariana

terça-feira, 14 de abril de 2009

Gente,


Estou disponibilizando aqui, a contribuição de Geo Brito do CTO - Rio, sobre o debate que estamos desenvolvendo. Geo enviou o comentário para o Meu Email, mas acredito ser importante discuti-la: Alguem começa??





Abração


GIL



Foto de Geo Britto

http://www.ctorio.org.br/CURRICULO%20GEO.htm

"Alo caro Gil, como vai? Envie este texto aqui para os grupos assim facilita o Debate.



Ola Mariana como vai?



Seu texto traz um debate muito importante. Os dois Teatros sao fundamentais. Mas como começa a esbocar tem diferenças, por exemplo para mim, quando escreve "Teatro Épico que objetiva apresentar as contradições do sistema e proporcionar uma maior reflexão e *ação *dos espectadores" Eu tenho um discordancia, pois no T.Epico a açao é realizada pelos atores e nao pelos espectadores, que continuam sendo espectadores(aqueles que veem e esperam) no T.Oprimido sao especatores(veem para depois agir, entrar en cena no palco e na vida). Pois o ato de transformar é transformador. Um teorico estadunidense chamado Richard Scheneer disse

"Boal realizou aquilo que Brecht sonhou".



bj e vamos em frente.

Geo "

Read more...

SÓ UMA REFLEXÃO...

quarta-feira, 1 de abril de 2009


VI ONTEM UM BICHO
NA IMUNDICE DO PÁTIO
CATANDO COMIDA ENTRE OS DETRITOS

QUANDO ACHAVA ALGUMA COISA
NÃO EXAMINAVA NEM CHEIRAVA
ENGOLIA COM VORACIDADE

O BICHO NÃO ERA UM CÃO
NÃO ERA UM GATO
NÃO ERA UM RATO

O BICHO, MEU DEUS, ERA UM HOMEM.

(MANUEL BANDEIRA)

O poema acima seria utilizado pelo nosso grupo (Encenação) como o Prólogo da peça: "O Ensaio sobre o papel", porém no decorrer do processo acabamos não o inserindo na apresentação. O prólogo é o momento no qual tem por objetivo trazer elementos significativos da peça, introduzindo o tema a ser abordado (pelo que entendo...)

Bom, a peça "O Ensaio sobre o papel" foi trabalhada pelo nosso grupo no ano de 2008. A peça apresenta um diálogo entre o Teatro do Oprimido e o Teatro Épico. Diálogo esse que só compreendi atualmente, quando nosso grupo se propôs a conhecer melhor o Teatro Épico. Gostaria de me ater à essa discussão "Teatro do Oprimido e Teatro Épico"...

Primeiramente gostaria de ressaltar e esclarecer que esse é um esboço, uma questão que me intriga e portanto me leva à refletir. O Teatro do Oprimido traz ao palco questões reais, vivenciadas por pessoas que de uma forma ou de outra acabam sofrendo as opressões causadas por uma sociedade capitalista, exploradora. Portanto, ao trazer em cena as opressões vividas pelo ator, o Teatro do Oprimido permite a indagação e reflexão dos demais espect-atores que também passam por opressões semelhantes, visando encontrar uma solução para acabar com a opressão apresentada. Eu particularmente sempre me indaguei sobre os efeitos e as consequências promovidas por uma peça de Teatro do Oprimido, portanto acredito que um fator essencial que deve se fazer sempre presente para quem trabalha com o T.O. são os objetivos que se têm ao elaborar um Teatro Fórum: conformação ou transformação? Entende-se aqui a transformação dum contexto mais amplo, não apenas do ambiente específico em que o oprimido se insere, pois a opressão não tem sua origem nesse campo isolado, mas sim em um contexto de mediações e contradições que determinam as ações das pessoas envolvidas. É por isso que se faz extremamente necessário que os atores e espect-atores tenham claro o objetivo do teatro, que não é a simples resolução da opressão micro, mas também a busca de uma transformação social. Nesse sentido o Teatro do Oprimido e o Teatro Épico, apesar das características técnicas distintas tem muito a contribuir um para o outro, pois como o Teatro Épico que objetiva apresentar as contradições do sistema e proporcionar uma maior reflexão e ação dos espectadores trazendo elementos que colaboram para a compreensão das contradições da sociedade e sua necessidade de superação, o Teatro do Oprimido também tem essa "desopressão" como objetivo.

Além da pequena reflexão acima, acredito que ainda temos muito o que aprender e compreender sobre o Teatro Épico e o Teatro do Oprimido, portanto gostaria que dessemos continuidade à reflexão, postanto mais sobre esse tema... E discutindo a respeito.

Mariana



Read more...

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP