Curingar é lutar.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008


"Coragem"....O cão covarde...rsrsrs

Foi um pouco assim que eu me senti. Ô "publicuzinho" difícil sô...
Já haviam me avisado. Na semana de Ciências Socias, grupo Encenação de T.O. apresentou "Com que ônibus eu vou...pro encontro que você me convidou" e eu fiquei responsável pela curingagem da vez. Estava tensa por vários motivos...Era a semana do meu curso, todo aquele povo cheio de "estrelismo" pronto pra explodir estava me olhando, prestando atenção no que eu estava dizendo, alguns sendo solidários, outros nem tanto...me olhando com desconfiança. Mas isso é o menos importante, afinal estava ali fazendo meu trabalho, falando sobre o que eu acredito, já tinha passado por isso algumas 3 vezes...(ooohhhh..rsrsr), estava consciente do meu papel naquele momento.
Papel importante no Teatro do Oprimido, o Curinga como mediador do debate é responsável pela ordem do Fórum, pra que não se torne "selvagem". É engraçado porque isso foi o que eu menos fiz, era um público de universitários e o que é esperado é que estes sejam comportados em determinados momentos. Esse "título" de universitários é tão cheio de significados, de conotações, de personificação, de clichês e tantas outras coisas que até confunde a cabeça daqueles que o possuem. Bom, como eu estava dizendo, eles foram comportados até demais!
É engraçado e é estranho porque o tema proposto pelo grupo de T.O é relativamente fácil de ser reconhecido por aquela platéia, eu não precisei explicar a situação, eles sabem que acontecem, afinal são "universitas", gente inteligente nem sempre como a gente, pois não se sentem gente na maioria do tempo (oh).
Eu tenho medo que seja por isso que eles adotaram uma postura tão fria diante de um fórum apimentado como aquele. Ou será que o erro foi meu? Eu não soube cumprir corretamente meu papel? Tenho cá comigo minhas dúvidas. Éééééééééé (vício de linguagem, característico dos "intelectus")...Como eu estava estranhando, fiquei perplexa com a atitude dos meus caros colegas de curso, tão quietinhos...vamos lá gente, falem...quem faria diferente dessa personagem? Alguém tem alguma alternativa pra esse problema real?...Cri cri cri...E o grilo se fez ouvir. "Que é isso pessoal, que murcheza é essa?". Depois eu tenho que ficar ouvindo aquele papo de revolução, se nem uma revolução na vida deles eles conseguem fazer, foi difícil minha gente conseguir duas alternativas. Ahhhh é, me esqueci...eles estavam pensando. Pensando "baseados" em Weber ou Marx, quiçá Durkheim, como eles instaurariam a ordem naquela situação, como organizar aquela representação da macro-sociedade, afinal é sobre isso que refletimos não é? Na macro-sociedade, revolução, capitalismo...sexo...sexo...sexo...e uma biritinha claro.
Acho que fui suficientemente "clear".
Passando agora para a segunda parte da minha exposição (oh), discorro agora sobre o outro motivo da minha tensão naquele momento. É preciso muita covardia revestida de coragem pra ficar lá observando, analisando, avaliando, processando, formulando, confabulando...ando ando. Isso me deixou à beira de um pequenino ataque cardíaco, não de emoção, me senti sufocada, inforcada, tentativa de manipulação, isso é um veneno camuflado em sorrisos e palavras doces.
"Deus me livre d'eu í lá!".
Bom o que eu queria dizer com tudo isso mesmo?
Coragem...deixem de ser como um cão covarde.




Débora Oliveira.
Multiplicadora da FTO-Londrina.
01/09/2008.




2 comentários:

Grupo Oficina de Teatro do Oprimido 1 de setembro de 2008 às 10:47  

Fazer Teatro-Fórum nestas situações é dificil mesmo...mas vamos lá!Vivo dizendo nos espetáculos de TF, "olha gente, pra mudar é preciso coragem"...mas cada um no seu tempo...
parabens

Anônimo,  16 de dezembro de 2009 às 05:05  

Quando se fala generalizamente em "revolução" cabe saber que tipo específico o TO propõe para os brasileiros? Tipo uma revolução nos moldes cubanos? Talvez Chavista? Ou será uma tipo socialismo real dos soviéticos, com campos de reforma de pensamento, ou fuzilamentos sumáros para a oposição e os porcos capitalistas, empreendedores e empresários opressores ? Qual é a proposta política do TO?

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP